Custos PPR SGF Stoik

Todos os fundos cobram comissões - tipicamente comissões de gestão, comissões administrativas e comissões de depósito - que são utilizadas para cobrir custos de funcionamento dos próprios fundos.

Porque defendemos o máximo de transparência nos investimentos, explicitamos em baixo os diferentes tipos de comissões que existem e, mais especificamente, os encargos suportados pelo PPR SGF Stoik.

 

AS COMISSÕES DO PPR SGF STOIK

O esquema em baixo resume as comissões do PPR SGF Stoik.

 

No quadro em baixo encontra informação mais detalhada relativa ao cálculo de cada uma destas comissões; e nos parágrafos que se seguem, uma explicação dos vários tipos de comissões que existem e que são cobradas pelos fundos em geral.


 
 

COMISSÃO

%

FREQUÊNCIA E BASE DE INCIDÊNCIA


Comissão Administrativa e de Gestão Fixa

1%

Percentagem anual, apurada numa base diária, calculada sobre o valor dos activos na conta.


Comissão de Gestão Variável

10%

Percentagem anual sobre a valorização positiva do fundo no ano (ganhos), após dedução dos outros custos. Se os retornos forem negativos no ano, esta comissão é 0%.

Depois de um ano negativo, a comissão só será cobrada após se ter recuperado o máximo anterior.


Comissão de Subscrição

0%

Aplicada uma vez na subscrição de novas UPs, calculada sobre o valor da subscrição.


Comissão de Transferência

0%

Na eventualidade de uma transferência para outras entidades, calculada sobre o valor dos activos na conta.


Comissão de Reembolso

0%

Aquando do reembolso, calculada sobre o valor dos activos na conta. Connosco é zero, desde que o reembolso ocorra dentro das condições previstas na lei ou após o primeiro ano de subscrição. Caso o reembolso ocorra fora das condições previstas na lei e no primeiro ano do contrato, será aplicado 1%.


Comissão de Depósito (Banco Depositário)

0.08%

No máximo. Percentagem anual, calculada sobre o valor dos activos na conta no final de cada trimestre.


NOTAs: Sobre as comissões cobradas incidirá imposto de selo à taxa de 4%, de acordo com a legislação em vigor. consulte o DOCUMENTO INFORMATIVO DO FUNDO E O REGULAMENTO DE GESTÃO DO FUNDO, PARA MAIS DETALHES SOBRE O COMISSIONAMENTO DO FUNDO.


TIPOS DE COMISSÕES

COMISSÃO DE GESTÃO

A Comissão de Gestão destina-se a remunerar os serviços de gestão da entidade gestora. Pretende compensar os gestores pelo tempo e expertise na selecção dos títulos em carteira e gestão do portfolio. Pode ainda incluir custos de distribuição e custos administrativos.

A Comissão de Gestão reveste tipicamente a forma de uma percentagem pré-definida, aplicada sobre o valor do fundo - comissão de gestão fixa. Pode ter também uma componente variável, resultante dos ganhos obtidos no ano - comissão de gestão variável.

A Comissão de Gestão encontra-se reflectida no valor da Unidade de Participação, pelo que as rendibilidades apresentadas são já líquidas deste valor.


COMISSÃO DE SUBSCRIÇÃO, COMISSÃO DE TRANSFERÊNCIA E COMISSÃO DE RESGATE

As Comissões de Subscrição, Transferência e Resgate, quando existem, são cobradas, respectivamente, aquando da subscrição de novas unidades de participação, transferência do fundo para outra entidade ou reembolso das unidades de participação.

São calculadas com base em percentagens pré-definidas, aplicadas aos montantes em questão (nova entrega, a transferir ou reembolso).

Estas comissões, quando existem, são apenas imputadas aos participantes a que dizem respeito. Não se encontram reflectidas no valor da Unidade de Participação.


COMISSÃO DE DEPÓSITO

A Comissão de Depósito destina-se a remunerar os serviços do banco onde estão depositados os títulos.

É calculada com base numa percentagem pré-definida sobre o valor do fundo.

A Comissão de Depósito encontra-se reflectida no valor da Unidade de Participação, pelo que as rendibilidades apresentadas são líquidas deste valor.


OUTRAS COMISSÕES

Poderão existir outras despesas, dentro dos fundos, inerentes à sua gestão, que geralmente não são mencionados, nomeadamente:

  1. Custos de Transacção - custos decorrentes da compra e venda de títulos em carteira;

  2. Comissões de Outros Fundos - comissões cobradas por fundos de investimento que estejam em carteira, i.e., em que o próprio PPR investe.

No nosso caso, sendo o PPR SGF Stoik um produto que a) tem uma filosofia de escolha de empresas de qualidade para investimento a longo prazo na componente accionista (e portanto uma baixa rotação de activos na carteira); e b) utiliza ETFs na componente obrigacionista e mercados emergentes (instrumentos de elevada diversificação, liquidez e custo muito reduzido), os custos de transacção e as comissões de outros fundos não existem/são negligenciáveis.

Tal como a Comissão de Gestão e a Comissão de Depósito, os Custos de Transacção e as Comissões de Outros Fundos encontram-se reflectidas no valor da Unidade de Participação, pelo que as rendibilidades apresentadas são líquidas destes valores.