O QUE SÃO?
Acções são títulos representativos do capital das empresas. Estes títulos são negociados em Bolsas públicas.
As acções podem remunerar os accionistas de 2 maneiras: aumentando em valor e/ou pagando um rendimento regular decorrente dos lucros (dividendo).
São a classe de activos que melhor tem remunerado o capital no longo prazo. Os seus resultados baseiam-se na capacidade empreendedora e criativa do homem, e crescem com a economia global. As acções são também bastante voláteis e sujeitas a flutuações significativas no curto prazo.
A classe de ‘Acções Mundiais’ investe em acções de todo o mundo, de empresas líderes de mercado, de grande qualidade e com vantagens competitivas sólidas. Esta é a classe distintiva do Fundo, a que lhe traz simultaneamente maior potencial mas também alguma estabilidade, por ser uma estratégia de acções mais defensiva que o mercado em geral.
QUAIS OS TÍTULOS EM CARTEIRA?
A componente de Acções Mundiais da carteira é composta por um portfolio de empresas líderes de mercado.
No quadro em baixo encontra os títulos actualmente em carteira.
TÍTULOS
OBSERVAÇÕES
A Google lidera o mercado de publicidade online, especialmente através do seu motor de busca.
A Apple é actualmente a maior empresa do mundo e lidera o mercado de smartphones.
A ASML é a maior tecnológica europeia, líder mundial em equipamento de litografia para produção de semi-condutores.
A BHP é a maior empresa mineira do mundo.
Líder mundial no fabrico de equipamento de construção e mineração, motores, turbinas industriais e locomotivas eléctricas.
A Coca-Cola é líder no sector de bebidas gaseificadas.
A Ferrari é líder mundial de carros desportivos de luxo.
A Inditex é a maior retalhista de roupa mundial detendo marcas como a Zara, Massimo Dutti, Bershka e outras.
A Johnson & Johnson agrega uma das maiores farmacêuticas mundiais e algumas das marcas líderes de produtos de limpeza, shampoos e produtos para a pele.
A L’Oreal é líder mundial de cosméticos e produtos de beleza.
A LVMH é líder de mundial de bens de luxo, detendo marcas como a Louis Vuitton, Moet Chandon, Hennessey, Dior, TAG Heuer e Bulgari.
A Microsoft é líder de software de produtividade como o Office.
A Nestlé é líder de bens alimentares, desde os cereais ao café, das águas aos chocolates.
A Nike é líder de material desportivo.
A Nvidia é líder mundial em unidades de processamento gráfico (GPUs) e tecnologias de inteligência artificial, utilizadas em jogos, computação profissional, data centers e automóveis autónomos.
A Novo Nordisk é líder global na área de cuidados com a diabetes, obesidade, hemofilia e terapias de crescimento.
A Procter & Gamble é líder de bens de consumo, com marcas desde produtos de limpeza como o Tide e o Fairy, a produtos de higiene como a Gillette e a Head & Shoulders.
A Roche é líder do sector farmacêutico, em particular de medicamentos para o cancro, vírus e doenças metabólicas. É a maior investidora em R&D do sector.
A S&P Global é líder mundial em informação e análise financeira.
A UPS é líder mundial de transportes urgentes.
A Visa é líder de redes electrónicas de pagamentos.
O ETF segue o índice MSCI World Minimum Volatility, representando um investimento em mais de 300 empresas de países desenvolvidos e com características de menor volatilidade.
O ETF segue o índice MSCI World Small Cap, representando um investimento em mais de 3,000 empresas de pequena capitalização em mercados desenvolvidos a nível global e diversificadas em termos de sector e regiões.
O ETF segue os resultados de um índice composto de empresas mundiais que criam ou usam tecnologias disruptivas, representando um investimento em cerca de 200 empresas de países desenvolvidos e mercados emergentes.