PRINCÍPIOS de investimentO
Temos um mapa de princípios através do qual regemos as nossas acções na área de investimentos. Estes são os princípios que nos norteiam:
Os ciclos são relevantes, as previsões não;
Invista a longo prazo e evite reagir ao ruído da informação e do mercado;
Compreenda, identifique e faça a gestão do risco, reconhecendo que sem risco activo não há retorno activo;
O risco tem muitas dimensões, não apenas a volatilidade;
Uma perspetiva não convencional é uma condição necessária para a diferenciação;
Elimine conflitos de interesse com um alinhamento entre gestor e investidor;
Aprenda com os melhores; lembre-se que a criatividade significa apenas organizar conceitos existentes de uma nova maneira.
O NOME ‘STOIK’
O nosso processo é inspirado pelo Estoicismo, escola de filosofia fundada por Zenão de Cítio, na Grécia Antiga, e continuada por filósofos como Séneca e Marco Aurélio.
Os estóicos ensinavam que as emoções destrutivas resultavam de erros de julgamento, e que um sábio, ou a pessoa de “perfeição moral e intelectual”, não sofreria tais emoções. Devemos pois controlar as emoções para atingir a felicidade; simplificar e focar-nos no essencial; dar menor importância à envolvente exterior; e confinar-nos ao presente, como forma de melhor preparar o futuro.
No nosso processo, o foco está assim na construção e manutenção de um processo robusto de investimento, que nos prepara para o que o mercado lançar no nosso caminho.
PROCESSO DE INVESTIMENTO
Utilizamos um processo de investimento sistemático:
Baseado em regras, disciplinado e rigoroso;
Que se foca no longo prazo;
Imune aos enviesamentos emocionais.
A utilização de um processo sistemático de investimento, orientado para o longo prazo, aliado à estratégia de investimentos implementada, com baixa rotação de activos e exposição estável a ETFs, faz também com que este fundo de pensões seja dos fundos com menores custos do mercado.
A estratégia de constituição da carteira e gestão do fundo vai ao encontro da filosofia, recomendações e boas práticas de inúmeros estudiosos na área. Entre eles, Warren Buffet, Markovitz - pai da Fronteira Eficiente - e Ray Dalio e o seu “All Weather” da Bridgewater.